PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Aula com a professora Sheila

A professora Sheila do programa Mais Educação, desenvolve uma aula sobre Noções de Peso utilizando a balança e jogos pedagógicos. O resultado da aula foi ótimo, pois houve a participação dos alunos e foi alcançado o objetivo esperado.
Parabéns a professora e aos alunos pelo trabalho desenvolvido.  





















PLANO CARTESIANO


A professora Sheila trabalhou Plano Cartesiano com os alunos do Programa Mais Educação, e foi uma aula muito produtiva, onde houve interação e interesse dos alunos. Foi excelente!
























PALESTRA COM A DENTISTA SOBRE HIGIENE BUCAL






PALESTRA COM PROFESSOR ANDRÉ

O AVANÇO DA TECNOLOGIA

Palestra foi destinada a alunos do Ensino Fundamental

Os estudantes da Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, localizada no Assentamento Casa Verde – Gleba Angico, em Nova Andradina, receberam nesta semana palestra sobre a evolução da computação.

A palestra foi ministrada pelo professor André Castro Garcia, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Nova Andradina, e foi direcionada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O convite foi feito pela professora e coordenadora responsável pelo Programa Mais Educação, Paula Renata. A iniciativa também contou com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec).

Conforme a educadora, a palestra teve como objetivo apresentar aos estudantes a evolução da computação, visando através do conteúdo teórico respaldar toda a evolução tecnológica.

Na ocasião, o palestrante levou ao conhecimento dos alunos todo o histórico do surgimento da computação, desde o início da década de 1950, onde já existiam computadores.


O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.


As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.


O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos : 

• Acompanhamento Pedagógico; 
• Meio Ambiente;
• Esporte e Lazer;
• Direitos Humanos em Educação;
• Cultura e Artes;
• Cultura Digital; 
• Promoção da Saúde;
• Educomunicação;
• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
• Educação Econômica.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.


Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.


No mês de Novembro de 2013 a nossa escola Professor Delmiro Salvione Bonin aderiu o  Programa Mais Educação, sendo que dentro as opções oferecidas pelo Ministério da Educação, foram escolhidos quatro  macrocampos, entre eles: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica; Cultura, Artes e Educação Patrimonial e Esporte e Lazer.

*O acompanhamento pedagógico,direciona nas atividades de Ciência Humanas, Ciências e Saúde, Etnolinguagem, Leitura e Produçaõ Textual, Matemática. Estas atividades instrumentaliza para a ampliação das oportunidades de aprendizado aos estudantes do Programa Mais Educação, por meio de uma atividade única chamada Campos do Conhecimento.
*Iniciação Científica esta atividade investiga no campo das Ciências da Natureza sobre meio ambiente e sustentabilidade,envolvendo a investigação e a construção do conhecimento em busca de soluções dos problemas para os quais não existem respostas acabadas. Incentiva o desenvolvimento de capacidade entre estudantes da educação básica, orientando-os a encontrar as respostas por meio de pesquisa. 
*Cultura, Artes e Educação Patrimonial Incentiva a produção artística e cultural, individual e coletiva dos estudantes como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo, bem como da valorização  as  questões do patrimônio material e imaterial, produzido historicamente pela humanidade, no sentido de garantir processos de pertencimento do local e da sua história.  Foi escolhido a atividade de música  onde será trabalhado aula de violão desenvolvendo técnicas-musicais, bem como trabalho em grupo,  da cooperação, do respeito mútuo, da solidariedade, do senso crítico e da autonomia.
Esporte e Lazer são atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas, enfatizando o resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural serão trabalhado as atividades de Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Tênis de mesa, Voleibol, Xadrez Tradicional,Esporte na escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas que são apoio as práticas esportivas para o desenvolvimento integral dos estudantes pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos, proporcionando, assim a promoção da saúde.
As atividades do programa são realizadas pelos monitores Claudomiro Morales Torres
(iniciação cientifica), Giovan Pereira Santana (Música violão), Sheila Claudinéia Toscan Nardez (acompanhamento pedagógico), Adenilson de Souza Gomes (atividades esportivas) e Hecilda Garcia Matos Baldasso (professora da Educação Infantil e 1º ano).Desde então, os monitores orientados pela diretora Renata Aparecida Soares C. dos Santos e a coordenadora do programa Paula Renata Marcheza Forti Garcia, vem desenvolvendo seu trabalho, buscando de forma lúdica e agradável obter a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades oferecidas pelo programa.



APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA  MAIS EDUCAÇÃO AOS PAIS E ALUNOS DA ESCOLA.
























ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS MONITORES DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA.