segunda-feira, 10 de junho de 2013


Cooperjovem oferece capacitação de Jogos Cooperativos

Cooperjovem ofereceu capacitação em Jogos Cooperativos a multiplicadores de todo o Estado. Uma das atividades do programa foi o curso de capacitação em Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação, ministrado por Fábio Otuzi Brotto. 
A capacitação ocorreu de 04 a 07 de junho de 2013, no Instituto Missionário São José.
O facilitador Fábio Brotto é mestre em ciências do esporte, professor de educação física, bacharel em Psicologia e facilitador credenciado do "jogo da transformação - InnerLinks (EUA) e Findhorn Fouudation (Escócia). Também possui dois livros sobre o assunto, sendo que um deles é a primeira obra brasileira que aborda a questão dos Jogos Cooperativos.
Brotto afirma que o diferencial dos jogos cooperativos, é que todas as atividades são de cooperação. É uma forma de competir em que todos podem ganhar, o sucesso de um indivíduo não exclui o do outro, no qual o resultado beneficia a todos.
Um dos objetivos do curso é conhecer e vivenciar jogos cooperativos como uma pedagogia da cooperação para o desenvolvimento do cooperativismo.

Brotto diz que o primeiro passo para desenvolver a cooperação nas escolas, é que cada multiplicador desenvolva o exercício da cooperação em si mesmo, irradiando para todo ambiente. Praticar o cooperativismo no cotidiano através de suas próprias atitudes.
A Escola Delmiro Salvione Bonin teve a felicidade de enviar dois multiplicadores para capacitação, as professoras Paula Renata e Cleoni.








 Esse é o "cara", Fábio Ottuzi Broto.