sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dia Municipal da Mobilização Social para a Paz nas Escolas

Nova Andradina cria Dia Municipal da Mobilização Social para a Paz nas Escolas em homenagem ao

 Prof.Delmiro Salvione Bonin.

Delmiro Salvione Bonin nasceu em Santa Clara D´oeste (SP) em 11 de Dezembro de 1958, filho de Sebastião Bonin e de Rosa Salvione Bonin. Casado com Geni Ribeiro Bonin, tiveram três filhos: Maicon, Lorena e Luiza. 
Esposo e pai exemplar, sempre colocou a família em primeiro lugar. Para ele, o trabalho sempre foi fonte de prazer e honra. O lazer fazia parte da vida: viajar, pescar e churrasquear junto com familiares e amigos era uma constante, onde sempre fazia conhecer os seus dotes como cozinheiro.
Iniciou os estudos em Angélica (MS), onde atuou como professor rural e assistente administrativo pelo município e depois pelo estado. Concursado em História pela Rede Estadual de Ensino, veio a atuar como diretor escolar naquela localidade por cerca de doze anos. 
Também cursou Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em Jardim (MS). Mudou com a família para Nova Andradina no ano de 1997, ministrando aulas nas escolas Machado de Assis e Prof. João de Lima Paes. 
Concursado em História pela Rede Municipal de Ensino e, devido sua competência e responsabilidade, foi designado Diretor da E. M. Ministro Marcos Freire, na Gleba Angico, onde permaneceu por 13 anos.



Nova Andradina se mobiliza pela paz nas escolas
Um ano após o assassinato do professor Delmiro Salvione Bonin, Nova Andradina volta a reforçar as mobilizações pela paz nas escolas. Nesta quinta-feira (27), por exemplo, foi realizada na unidade de ensino que leva o nome do educador  O Concurso sobre o Dia Municipal da Mobilização Social para a paz nas Escolas- “Meu Querido Diretor”e a entrega dos prêmios do concurso .
O objetivo desse concurso é:

  • Despertar e fomentar a iniciativa dos alunos participantes do concurso para um melhor conhecimento e entendimento da necessidade de lutarmos pela pedagogia da paz nas escolas;
  • Relembrar as ações do nosso eterno diretor Delmiro Salvione Bonin, demonstrando a saudade através dos trabalhos propostos;
  • Incentivar e criar nos alunos hábitos da criatividade e do amor ao próximo;
  • Despertar o interesse pela leitura e escrita, desenvolvendo o espirito de solidariedade e o envolvimento social dos alunos;
  • Visar o desenvolvimento da consciência de união e solidariedade entre estudantes, educadores e comunidade social dos alunos.


“A comunidade da Escola Delmiro Salvione Bonin se emocionou com as homenagens prestadas. No concurso, os alunos puderam fazer colagens, desenhos, poesias e redações para expressar seu sentimento, amor, respeito, carinho e gratidão para com o diretor”, afirmou Renata Costa, responsável pela unidade de ensino.
No período de 24 a 27 de Junho foi realizado vários trabalhos pelos alunos, através de uma comissão foram escolhidos os seguintes:
EDUCAÇÃO INFANTIL:  Recorte e Colagem


1º ANO:  Desenho
Adicionar legenda

2º ANO:  Desenho

3º ANO:  Poema

4º ANO: Poema
5º ANO: Poema

6º e 7º ANO: Redação


1º Lugar
                                                      Meu querido diretor

            Tudo começa na educação infantil. Todos chegamos à escola pequenos. Ele nos viu crescer, nos deu bons conselhos quando era necessário.
Mas sempre com calma e sabedoria, sem deixar a gente triste e, muitas vezes, ia até nossa casa tomar um bom café. Houve uma vez que eu jamais esperava aquela visita, pois era férias, perto do natal, quando chegou um carro em casa. Olha só quem estava no carro, o Delmiro. Corri abraçá-lo, quando, de repente, ele veio me trazer um presente.
            Eu tinha escrito uma carta para o Papai Noel.
            __ Alguém leu a sua carta __ disse ele sorridente, me deixando super feliz.
            O Delmiro não era um professor, nem mesmo um diretor, nada disso, era tão importante, não fazia a menor diferença, pois o quando qualquer pessoa que tem amizade como à dele, não precisava de mais nada.
          Quantos alunos e professores sofrerão com sua perda e, sofrem até hoje. Jamais imaginamos uma tragédia como essa, que ficaria em nossa memória, deixando saudades eternas. Como faz falta a sua presença aqui em meio a nós, em nossa escola, com saudades de sua aluna que te admira até hoje.

                                                                                                          Maria Gabriela, 7º ano A.


2º Lugar

         Meu querido diretor.

            Através destas pequenas linhas que eu expresso meu tema. É difícil saber que nós perdemos um grande homem, mas o destino foi traiçoeiro e tirou-o de nós.
            Só que o desejo mais profundo é encontrar o sentido da vida, é ser feliz, não apenas pelo momento, mas plenamente.
            Só que o seu coração foi feito pela beleza da vida. Sempre vou lembrar de quando eu chegava à escola e encontrava o Delmiro que falava:
            __ Aline, preste muita atenção nas matérias e nos professores, e sempre respeite seus amiguinhos. Foi por aí que eu pensei, nessas palavras mágicas.
            Eu estudei o prezinho dois anos, só que através daquelas palavras, eu pensei ainda eu vou alcançar meus objetivos.
            É através do seu empurrãozinho, eu estou aqui no 6° ano sem reprovar. Você me ajudou muito, isso eu tenho certeza que um dia vou passar essas palavras pros meus filhos e para meus amigos.


                                                                                                                     Aline, 6º ano A.

3º Lugar
Meu querido diretor
 Quando eu entrei na escola em 2007, conheci o diretor mais dedicado da minha vida, foi a primeira pessoa que vi na escola, já todo alegre, sorridente fez eu  rir,  pois  estava  ansiosa,  o Delmiro era  muito  LEGAL.
            A cada ano que se passava via que o Delmiro, não era apenas uma pessoa normal ele era um ANJO de Deus, que veio ajudar a todos. Delmiro será impossível esquecer  de  alguém  tão  bom  como  você,  anjo  de  Deus,  que  por  algum  tempo   fez  tantas  pessoas  felizes.
            O Delmiro era uma pessoa muito CARINHOSA com todos, na escola, sempre conversava com os alunos.  Quando nós nos machucávamos, o Delmiro ficava preocupado, e ia saber o que tinha acontecido.  Sempre que via a gente, perguntava se estava tudo bem e, isso, era com todas as pessoas que via.
            Delmiro, exemplo de diretor DEDICADO, não deixava nada pra depois, fazia tudo na hora, se fosse para organizar uma festa, enquanto não via tudo certo, não descansava.  Quando a festa terminava, dormia na escola, para arrumar tudo para quando os alunos chegassem, estivesse tudo pronto, nada desorganizado.  Dormia tarde, para terminar tudo.
            Delmiro pessoa ESPECIAL, pois não é toda pessoa que cuida das pessoas, com amor e carinho. Ele adorava os alunos e os tratava com educação e carinho.
            Pessoa legal, anjo de Deus, carinhoso, dedicado, especial. Será mesmo impossível esquecê-lo, DELMIRO, meu amigo.                                              
                                                                                     Debora Oliveira dos Santos, 6º Ano A.

8º e 9º ANO: Redação

1º Lugar
Meu querido diretor
             Bom, não há como descrever um ser de tamanha perfeição, mas mesmo assim, posso dizer que ele fez o possível e o impossível para ensinar a cada um de nós.
            Por onde passava, deixava transparecer seu modo de vida. Ele um exímio diretor, abriu várias vezes, as portas de sua residência para tudo que precisasse.
            Paz, amor e carinho, foi o que ele sempre quis transmitir. Mas, como nem tudo é alegria, um ser desalmado tirou a vida de quem mais merecia viver. E com isso, perdemos um grande símbolo educacional, um amigo, um professor, um diretor, um grande pai, um ótimo marido e um grande, grande educador.
            Embora não esteja mais conosco, ele sempre sonhou em ver todos seus alunos se formando e tendo uma vida digna. Ele que tanto incentivou seus alunos, hoje pode vê-los prosseguindo em frente. Não podemos trazê-lo de volta, mas podemos continuar seu legado, que é colocar os estudos em primeiro lugar, para um dia nós tornamos como ele, um ser de grande caráter.
            Infelizmente, poucas pessoas têm um caráter semelhante, pois se tivessem, teríamos um mundo melhor, com pessoas que, apesar dos problemas, fazem de tudo por uma sociedade mais justa em um país melhor.


                                                                               Guilherme Bueno V. De Oliveira, 9º ano A.

2º Lugar

Meu querido diretor
               É, mais um pedaço de nosso coração solto no tempo, tempo que já passou, mas no fundo ainda existe uma cicatriz.
            Um homem bom, que era feliz e felizmente tentava fazer a vida dos outros também ser, mas nem, todos julgavam-no assim, como um bom ser, bom professor.
            Até nós, do oitavo ano, já falamos mal e, agora, não tem como voltar no tempo e pedir desculpa. A qualquer hora podemos morrer estar com problemas, então nós podemos levar o que fizemos, mas sem a desculpa que nós necessitávamos para descansar em paz.
            Delmiro Salvione Bonin, meu amigo, meu irmão e praticamente meu segundo pai. Um homem que merecia viver, mas infelizmente se foi no tempo.
            Todos o amavam e o idolatravam, hoje ainda o respeitam, tanto que sua mulher Geni Ribeiro, uma mulher também muito especial, conseguiu implantar uma homenagem que todas as escolas devem demonstrar paz nesse dia.
            Sua vida foi tirada, esse mundo tem que mudar ou o mundo vai mudar a gente. Temos que ter consciência. Ele se foi, mas ainda o amamos muito, pois ele só queria que tivéssemos um futuro digno. 
            O seu interesse pelo estudo, ele era o símbolo da educação. Era o começo para o presente e a felicidade para o futuro.
            Hoje em dia ele é muito idolatrado, doava amor de graça.  Sempre estava com a porta aberta para tudo que precisávamos, mas não estando aqui Delmiro eu te adoro e todos devem ser como ele, um homem inteligente que tinha um futuro e  queria doar isso para outras pessoas.
            Descanse em paz meu amigo Delmiro!
                                                                                            
                                                                                    Gabriel Bueno Vedekin de Oliveira, 8º Ano A.
 3º Lugar


    
Meu querido diretor
            Delmiro, um diretor que todos desejavam em ter uma pessoa meiga, carinhoso, especial amigo.
            Nunca tinha tempo ruim para ele. Vivia sempre sorrindo, sempre muito bem humorado, porém está fazendo muita falta, mas só de lembrar de tantas  coisas boas que ele deixou, que  já me fez vontade de sorrir, de ser feliz, por Deus ter feito um homem tão bom nesse mundo.
            Pessoa preciosa, importante, feliz, e que nos momentos de fraqueza sempre se reerguia, ali firme e forte, e com muito orgulho de seus filhos.
            Mas já na hora de dar à bronca, ele era firme, falava sério, todos falavam: “O Delmiro vem vindo.” Todos ficavam quietos, mas não adiantava a bronca era do mesmo jeito e todos o respeitavam, prestavam a atenção e obedecia.
            Quando ele passava nas salas para dar algum recado, sempre sorridente, passava alegria para todos. Quando precisava de alguma coisa, nunca dizia não para ninguém, sempre disposto a ajudar a melhorar.
            Mas o dia mais importante da minha vida foi quando dei um abraço de meu querido diretor. Lembro disso todos os dias da minha saudosa vida, um abraço cheio de amor e carinho.
            Não de um diretor, mas sim de um pai e, não assim, como eu todos viam-no como pai e ele seus alunos como filhos, que só queria o bem para todos.

TE AMO MEU QUERIDO DIRETOR DELMIRO SALVIONE BONIN.
                                                                                                       ANDREZA DIAS, 9º Ano A.   

ENTREGA DAS PREMIAÇÕES DO CONCURSO
                                                                            





















A iniciativa é uma homenagem ao professor - morto por um adolescente no dia 28 de junho de 2012 na Escola Luiz Carlos Sampaio, em Nova Casa Verde. A medida também integra a programação do Dia Municipal da Mobilização Social para a Paz nas Escolas, criada através da lei nº. 1.152, de autoria do prefeito Roberto Hashioka.
O prefeito Roberto Hashioka reforçou a importância da data. “A lei simboliza a mobilização social pela paz em nossas unidades de ensino, tendo em vista o trágico fato ocorrido com o professor Delmiro Salvione Bonin, o qual sempre realizou excepcional trabalho junto à educação municipal”, afirmou.

No que depender dos alunos, o objetivo foi alcançado. “O dia mais importante da minha vida foi quando dei um abraço no meu querido diretor. Lembro disso todos os dias de minha vida, pois foi um abraço cheio de amor e carinho. Não um abraço de diretor, mas um abraço de pai que tinha seus alunos como se fossem seus filhos”, diz uma das redações.

“Obrigado meu querido diretor por tudo que me ensinou. Você foi um anjo que Deus mandou para minha vida, carinhoso, dedicado, inesquecível Delmiro, meu grande amigo”, complementa outro texto elaborado por um dos estudantes participantes do concurso.
A programação do Dia Municipal da Mobilização Social para a Paz nas Escolas prossegue nesta sexta-feira (28) com panfletagem na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade e missa na Igreja Matriz com início previsto para as 19h. “Educar pela paz começa na família. A escola é a ponte na construção de valores, em busca de um mundo solidário”, conclui a diretora Renata Costa.

Um ano após morte de diretor, escolas realizam panfletagem e caminhada pela paz
Família do diretor luta para que o caso promova paz nas escolas




















Algumas escolas da rede pública da cidade soltaram seus alunos e professores para uma caminhada pela paz na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, onde gritavam pedidos de paz em Nova Andradina. No final da caminhada, as crianças e adultos abraçaram o Obelisco e cantaram o Hino Nacional.